princípios antigo

A gramática da palavra cantada esta baseada na relação de alinhamento entre texto  e melodia. De um lados temos os constituintes prosódicos, sílaba, pé, palavra prosódica, grupo clítico, frase fonológica e frase entoacional. De outro, temos os constituintes musicais ser, nota, tactus, célula e frase melódica.  alinhados aos constituintes melódicos de acordo com certas regras de preferência estabelecidas por duas condições de boa formação.  A primeira condição de boa formação diz respeito ao alinhamento dos constituintes terminais, nota (n) e sílaba (σ). A segunda diz respeito ao alinhamento dos constituintes não-terminais da cadeia prosódica, pé (Σ), palavra fonológica (ω), frase fonológica (PhP), frase entoacional (I) e enunciado (U), e os constituintes não-terminais da cadeia melódica, tactus (T), célula (C), frase melódica (M).

1 – Nota/Sílaba

(1) Alinhamento de Constituintes Terminais:

Cada constituinte terminal da cadeia melódica (nota) deve ser alinhado a um e apenas um constituinte terminal da cadeia prosódica (sílaba) e vice-versa.

Esta condição estabelece a primeira diferença estrutural entre palavra falada e palavra cantada, mais precisamente entre entoação e melodia. Na entoação, uma sílaba pode ser associada a mais de um tom e, simetricamente, um tom pode ser associado a mais de uma sílaba. Na melodia, a relação entre tom e sílaba é sempre biunívoca. Em virtude dessa condição, o número de sílabas da cadeia deve coincidir com o número de notas da melodia. Tem-se então três possibilidades: (a) a condição é satisfeita; (b) a condição não é satisfeita porque a cadeia melódica é mais extensa que a cadeia prosódica, e (c) a condição não é satisfeita porque a cadeia prosódica é mais extensa que a cadeia melódica.

(a) Silaba = Nota. Temos aqui a relação de compatibilidade perfeita entre texto e melodia do ponto de vista de seus elementos terminais:

 
                <009>
Sílaba          Meu co  ra  ÇÃO
                Não sei por QUÊ
                Ba  te  fe  LIZ
                quan do te   VÊ
===              |   |   |   |
Nota             N   N   N   N

(b) Sílaba < Nota. Nesse caso há incompatibilidade entre texto e melodia, de onde decorrem alguns fenômenos como, por exemplo:

  • epêntese silábica:  é a criação de uma sílaba estranha à palavra para ajustá-la à melodia:
               <031>
Sílaba         Eu per gun TEI         Eu per gun  TE  EI
===            |   |   |   /    >>   |   |   |   |   |
Nota           N   N   N  N  N        N   N   N   N   N
  • diérese:  é a criação de uma sílaba pela separação das vogais de um ditongo:
              <043.10> (a),(b) e (c)
Sílaba    QUAN doe le  lhe dou ra  PE  le  ao  LÉU   >>   QUAN doe le  lhe dou ra  PE  le  ao  LÉ   U   (a)
          QUAN doe le  lhe dou ra  PE  le  ao  LÉU   >>   QUAN do   e  le  lhe dou RA  pe  le  AO   léu (b)
          QUAN doe le  lhe dou ra  PE  le  ao  LÉU   >>   QUAN doe le  lhe dou ra   A  pe  le  AO   léu (c)
===         |   |   |   |   |   |   |   |   |   /   >>     |   |   |   |   |   |   |   |   |   |   |
Nota        N   N   N   N   N   N   N   N   N  N  N         N   N   N   N   N   N   N   N   N   N   N

Considerando-se os processos normais da fala coloquial, com a ditongação em do.e>>dwe e a elisão em ra.a>>ra, o verso teria dez sílabas

 [quan.dwe.le.lhe.dou.ra.pe.le.ao.léu]
 
A tritongação em le.ao>>ljaw não se realiza por ocorrer na fronteira entre duas frases fonológicas. Note-se que o verso temEm (2c) são duas sílabas que que se superpõem a uma única nota. Nesse caso, para evitar a violação de ACT pode-se (i) inserir uma nota epentética ou (ii) apagar uma sílaba. Ou seja,  a implementação de processos de ressilabação, como a ditongação, degeminação, elisão, epêntese entre outros constitui uma estratégia para evitar a violação de ACT.

2 – Tactus/Pé

A segunda das condições de boa formação da palavra cantada diz respeitos ao alinhamento de constituintes não-terminais:

(3) Alinhamento de Constituintes Não-Terminais (ACNT): Os constituintes não-terminais da cadeia prosódica devem ser alinhados aos constituintes não-terminais da cadeia melódica.

Diferentemente de ACT, que diz respeito ao alinhamento nota-sílaba, ACNT  diz respeito à distribuição de proeminências relativas decorrentes desse alinhamento. Na melodia, a proeminência relativa é expressa em termos de posições fortes e fracas ao longo do compasso; na língua, a proeminência relativa contrasta sílabas acentuadas e não acentuadas. Quando a cadeia de sílabas é alinhada à cadeia de notas (ACT), pode ou não ocorrer um concomitante alinhamento entre proeminências prosódicas e proeminências melódicas. ACNT prescreve que, no caso do não-alinhamento entre proeminência prosódica e proeminência melódica, as primeira deve ser reestruturada para se conformar à segunda.

Observe-se, por exemplo, a relação entre estrutura prosódica (3a) e estrutura melódica (3b)  do décimo verso de Anunciação [190]:

(3a) [[eu te anunCIo]Php [nos SInos]Php [das cateDRAIS]Php]I

(3b)[[eu tea nun CI]C [o nos si NOS]C [das ca te DRAIS]C]F

Em (3a) temos três frases fonológicas com as proeminências incidindo sobre as sílabas CI, SI e DRAIS; em (3b) temos três células com as proeminências incidindo sobre as sílabas CI, NOS e DRAIS. Como ACNT toma os constituintes melódicos como base prescreve é que

3 – Célula/Palavra, Grupo Clítico e Frase Fonológica

Célula melódica constitui a menor unidadeNossa hipótese de trabalho é a de que ACT  e ACNT são necessários e suficientes para um conjunto de perturbações prosódicas encontradas na palavra cantada. Estas duas condições de boa formação pressupõem a existência de uma hierarquia melódica.  Em outras palavras, a cadeia melódica não é amorfa, ao contrário, é estruturada e apresenta uma hierarquia de constituintes. É essa hierarquia que explica a realização ou não de reestruturações prosódicas no componente fonológico.

Por trás desse fenômeno está a constituição de HP e HM. A hierarquia prosódica é construída com informações diversas, da fonologia, morfologia e sintaxe. Por essa razão

É fácil musicar uma palavra, difícil musicar uma frase e mais ainda um texto. Por que? Porque a estrutura prosódica é menos rígida que a estrutura melódica. Por essa razão, a palavra se dobra à melodia e não inverso.

 4 – Frase Melódica/Frase Entoacional