A palavra cantada é o lugar de encontro de três cadeias sonoras: a cadeia melódica, a cadeia silábica e a cadeia prosódica. Assim, a análise da palavra cantada requer um sistema de notação específico, apto a representar o mais detalhadamente possível cada uma dessas cadeias, assim com a interação entre elas. Além disso, como mostram estudos no âmbito da fonologia gerativa ( NESPOR & VOGEL, 1982; LIBERMAN & PRINCE, 1977; SELKIRK, 1996) e na musicologia gerativa (LERDAHL & JACKENDOFF, 1983), essas cadeias organizam-se em hierarquias de constituintes. Por essa razão, no sistema de notação que propomos, cada uma dessas cadeias constitui uma camada:
[wptb id="764" not found ]deia prosódica
São adotadas as seguintes convenções para cada uma dessas camadas:
1 – Camada segmental
a) a referência ao corpus é feita com colchetes angulares, com os três primeiros numerais indicando a canção, e os dois últimos, o verso correspondente. Por exemplo, <045.14> corresponde ao 14º verso da 45º canção do corpus, Drão, de Gilberto Gil:
<045.14> Não PEN se na se pa ra ÇÃO
b) sempre que possível será empregada a representação ortográfica na transcrição das sílabas. Por questões práticas, quando necessário, os dígrafos serão representados conforme a seguinte convenção:
QU > k -- que ro > ke ro GU > g -- gui a > gi a CH > ʃ -- chu va > ʃu va NH > ɲ -- ni nho > ni ɲo LH > ʎ -- o lho > o ʎo RR > ʁ -- co rro > co ʁo SS > s -- ma ssa > ma sa SC > s -- nas ce > na se SÇ > s -- nas ça > na sa
Os casos de ressilabação envolvendo ditongos serão representados pelas semiconsoantes j e w.
<003.02> tja vi sei kja ci da dje um vão que ro_es que cer > que rwes que cer que ro te_a mar > que ro tja mar
c) Sílabas proeminentes são representadas por caracteres em caixa alta.
<033.07> TRA tei DA su A sa
Processos fonológicos são representados pelo duplo colchete angular (>>).
O alçamento vocálico será transcrito com os símbolos do AFI.
<018.07> do.Bε.rʊ >> do.be.RO
II – Camada prosódica
A camada prosódica, representada entre colchetes, e sobreposta à camada segmental, contém os três domínios pertinentes para a análise da palavra cantada, sílaba (σ), frase fonológica (PhP) e frase entoacional (IP).
<010.10> FrasEnt [ IP] FrasFon [ PhP][ PhP][ PhP] Sílaba σ σ σ σ σ σ σ σ σ σ σ σ Eu tja nun CI o nos si NOS das ca te DRAIS
III – Camada melódica
A camada melódica, sotoposta à camada segmental, abriga os quatro domínios pertinentes para a análise da palavra cantada: nota (N), pulso (P), célula (C) e frase melódica (F).
As notas são ligadas às sílabas por linhas de associação ( | ); pausas ou prolongamentos de notas são representadas por um asterisco (*).
138.01 FrasEnt [ IP] FrasFon [ PhP][ PhP ] [ PhP] Sílaba É me LHOR ser a LE gre que ser tris * * | | | * | | | * | | * | * | Nota N N N N N N N <N N N Pulso P P P P Célula C C Frase F
A síncope é representada por um colchete angular à esquerda da nota (<N).
FrasEnt [ IP ] FrasFon [ PhP][ PhP ] [ PhP][ PhP ] Sílaba Sam BA da mi nha TE rra dei xa GEN te MO le | | | | | | | | | | | | * * * | Nota N N N N N N N N N N N <N Pulso P P P P Célula C C Enunc E
f) Dado que a grade estrutural representa a marcação rítmico-harmônico da melodia, informações não pertinentes para tal marcação são abstraídas. Por exemplo, as colcheias pontuadas de Cajuína (a) e as colcheias não pontuadas de Anunciação (b) recebem exatamente a mesma representação estrutural.
e xis tir MOS a que se | | | | | | | Nota N N N N N N N Pulso P
na bru ma LE ve das pai | | | | | | | Nota N N N N N N N Pulso P