LUT003

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LUTERIA

LUT 003 (CIM044) – GUITARRA MODELO IBANEZ JS

EMENTA (Unidade Didática) 

Disciplina PRESENCIAL e realizada seguindo protocolos sanitários da UFPR. Disciplina de Projeto. Construção de uma guitarra elétrica completa, do corte das madeiras até o acabamento, montagem e regulagem, em um semestre. Conhecimento do funcionamento da guitarra e de suas partes. Conhecimento de materiais, ferramentas e máquinas utilizadas. Atitude preventiva nas operações. 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos alunos habilidade e cuidados com ferramentas, bem como sua manutenção. Conhecimento e utilização de novos materiais. Continuar o aprendizado iniciado nos semestres anteriores aumentando o grau de dificuldade, exigência e o conhecimento da confecção de outros instrumentos. Pintura, envernizamento, montagem, regulagem e ajustes finais. Aprendizado da construção completa de uma guitarra elétrica. Conhecer como opera e qual a função de cada parte no instrumento.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Construir detalhadamente passo a passo uma guitarra elétrica, a partir de madeira bruta e aprender cada etapa do processo.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Início da disciplina com aula teórica e utilização de material didático produzido no próprio curso. Sequência da aula com trabalho prático nas oficinas com acompanhamento do professor em cada etapa.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Calendário apresentado aos alunos e disponível no site do curso com datas e objetivos das avaliações.

– Uma avaliação parcial na 12ª aula e uma avaliação final na 30ª aula, considerando o trabalho prático desenvolvido.

– A avaliação é realizada com base em 2 critérios (precisão e limpeza) por uma banca de pelo menos dois professores. Sendo uma disciplina do projeto, o não cumprimento da meta de acordo com a solicitação dos professores configura reprovação automática.

– Os alunos serão avaliados individualmente. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 

– DEARLING, Robert. The Encyclopedia of Musical Instruments. Philadelphia: Chelsea House, 2001.

– MADEIRA: matéria-prima para o design. São Paulo: SENAI-SP, 2014.

– PEREIRA Rodrigo. Luteria: Coletânea de Termos Técnicos. Curitiba: UFPR, 2019.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

– HIRST, Tom. Electric Guitar Construction. Anaheim Hills: Hall Leonard, 2003. 

– LOSPENNATO, Leonardo. Electric guitar and bass design: the guitar or bass of your dreams, from the first draft to the full plan. Berlin: LL Publishing, 2010.

– CARTER, Walter. The Gibson electric guitar book: seventy years of classic guitars. 1st ed New York: Backbeat Books, 2007.

– ORR, Sam. Fender stratocaster. Ramsbury: Crowood, 2009.

– SMITH, Richard R. The history of Rickenbacker guitars. 1st ed Anaheim, CA: Centerstream, 1987.

– SIMINOFF, Roger H. The luthier’s handbook: a guide to building great tone in acoustic stringed instruments. Milwaukee: H. Leonard, 2002.

CRONOGRAMA

AULA

DATA

CONTEÚDO/ATIVIDADE

1

27/2

Explicação sobre o semestre (objetivos e avaliações) e materiais para início do trabalho. Diretrizes para a construção dos instrumentos. Tecnologia da Madeira.

2

29/2

Preparar e colar as partes do corpo.

3

5/3

Aula expositiva: Moldes e tupia

Fazer moldes frontais (braço, captadores e floyd rose)

4

7/3

Fazer moldes posteriores (molas, parte elétrica, tampas das cavidades)

5

12/3

Nivelar corpo; tupiar cavidades frontais (braço, captadores e Floyd Rose)

6

14/3

Tupiar cavidades posteriores (molas, parte elétrica, tampas das cavidades)

7

19/3

Cortar silhueta do corpo. Lixar lateral.

8

21/3

Furar orifícios da fiação, do Jack, da fixação do braço, das roldanas e das molduras dos captadores 

Entalhar alívio e curvatura das laterais.

9

26/3

Entalhar alívio e curvatura das laterais (continuação).

10

28/3

lixar todo o corpo até grana 220

11

2/4

lixar todo o corpo até grana 220

12

4/4

AVALIAÇÃO PARCIAL 

aplicar fundo PU (4 demãos)

Aula Tensores; aparelhar sarrafo do braço; tupiar cavidade do tensor

13

9/4

lixar corpo e aplicar fundo PU (4 demãos)

Rebaixar espessura da mão; furar orifício de ajuste do tensor.

14

11/4

lixar corpo e aplicar fundo PU (4 demãos)

Cortar e aparelhar régua do espelho; marcar e cortar canais dos trates

15

16/4

lixar corpo e aplicar cor nitrocelulose (4 demãos)

Colar espelho

16

18/4

lixar corpo e aplicar cor nitrocelulose (4 demãos)

Cortar silhueta do braço; furar espelho e inserir marcação frontal

17

23/4

Cortar espelho (trapézio) e inserir marcação lateral

18

25/4

Furar orifícios das tarraxas; colar espelho no braço

19

30/4

Tupiar braço com fresa rolamentada; entalhar braço

20

2/5

Raiar escala e polir (lixa 600);  fixar trastes

21

7/5

Acabamento dos trastes

22

9/5

Acabamento do braço

23

14/5

fixar braço ao corpo; furar orificio do braço, das molas e dos pivôs da Floyd Rose

24

16/5

aplicar verniz PU (4 demãos) no braço e no corpo

25

21/5

aplicar verniz PU (4 demãos) no braço e no corpo

26

23/5

Aula de Regulagem + lixar (1200) e polir

27

28/5

confeccionar tampas plásticas das cavidades (elétrica e Floyd Rose)

28

4/6

Polir

29

6/6

Instalar circuito elétrico (pré-montado); montar e regular o instrumento

30

25/6

AVALIAÇÃO FINAL (instrumentos acabados e regulados)

INFORMAÇÕES GERAIS
  • Horário das aulas: 08:30 h – 11:50 h (11:40h fim das atividades, limpeza das bancadas e entrega das gavetas)
  • 4 aulas de 50 minutos sem intervalo = 3h:20’
  • Lista de presença: assinatura em cada uma das 4 aulas
  • ATENÇÃO  + de 25% de faltas = Reprovação (limite 30 faltas).
  • Uso obrigatório de EPIs
  • Roupas adequadas ao trabalho nos ateliês 
  • Não é permitido usar ferramentas elétricas nos ateliês I e II
  • Não é permitido consumir alimentos e bebidas nos ateliês
  • Não é permitido ouvir música nos ateliês I e II (com ou sem fone)
  • Grupo Whatsapp para uso exclusivo dos alunos, professores, e técnicos, e para tratar de temas relacionados à disciplina.
SOBRE A GUITARRA

Modelo inspirado na Ibanez JS, braço aparafusado, ponte estilo floyd rose, mão sem ângulo (estilo Fender), pestana de trava (42mm), sem frisos, marcação bolinha, dois humbuckers, escala  25,5”, raio de curvatura da escala 16” e 22 trastes. 

MATERIAIS

  • Planta do instrumento
  • Corpo: prancha de marupá, cedro rosa ou freijó com 1.1 x 0.17 x 0.05 m
  • Braço: sarrafo de pau marfim ou tauari em corte radial 0.8 x 0.08 x 0.025 m . 
  • Escala: régua de ipê ou roxinho em corte radial 0.6 x 0.06 x 0.006 m.

COMPONENTES

  • Trêmolo Floyd Rose com trava (preferencialmente 42 mm). Normalmente  acompanha molas, garras para molas e alavanca. 
  • 1 tensor ação dupla 44 cm.
  • 2 metros de traste médio ou jumbo. 
  • 1 Jogo de tarraxas 6 em linha blindadas destra.. 
  • 1 chave 3 posições (estilo Les Paul). 
  • 2 potenciômetros logaritmo 500 K para instrumento. 
  • 2 knobs para potenciômetro. 
  • 1 jack blindado (caneta). 
  • 1 capacitor 47 nF cerâmico. 
  • 0.5 m de cabo blindado para ligação. 
  • 2 roldanas para correia. 
  • 2 captadores humbucker. 
  • 2 molduras para captador humbucker (fino)
  • 1 Jogo de cordas para guitarra. 
  • 1 neck plate com 4 parafusos
  • plástico preto 2mm para tampas traseiras (ponte e eletrônico). 
  • parafusos philips cabeça oval para as tampas. 
  • rebaixador de cordas

ACABAMENTO

  • Fundo PU SayerLack FL 6314 00
  • Catalisador SayerLack FC 7041
  • Diluente m SayerLack DF 4068
  • Tinta nitrocelulose (laca) em qualquer cor sólida (preto e branco não são recomendados)
  • Verniz PU SayerLack FB 6120 00
  • Lixas d’agua 3M 400, 600, 800, 1200
  • Massa de polir nº 2
  • Pistola de pintura HVLP caneca superior

FERRAMENTAS IMPRESCINDÍVEIS

  • Fresa de topo para madeira 6 mm. 
  • fresa de 12 mm com rolamento superior (no eixo) curta e longa
  • serrote japonês 0.6 mm para trastes. 
  • Lima chata 10” bastarda (1) e murça (1). 

OUTROS MATERIAIS 

  • Cola cianocrilato. 
  • Tarugo de PVC branco de 2 e 6 mm para as marcações no braço. 
  • Cola Titebond
  • Durex. Fita crepe 
  • 3 Chapas de MDF (12 mm) com cerca de 500 x 150, para confecção de moldes
  • Outros materiais poderão ser solicitados durante as aulas.